TODOS PELO SUL
Base Aérea de Canoas (BACO) realiza cerimônia de formação de novos soldados
Hierarquia, disciplina e espírito de corpo são exemplos de valores que fazem parte do dia a dia de todos os militares e, no caso dos recrutas, eles precisam ser incutidos na rotina, ficando evidentes em todas as atividades desenvolvidas. Formados ao longo de quatro meses, os 122 novos soldados da Base Aérea de Canoas (BACO), no Rio Grande do Sul (RS), vivenciaram não apenas as instruções previstas, mas uma realidade que transformou todo o cotidiano dentro e fora da caserna.
De acordo com o Comandante da BACO, Tenente-Coronel Aviador Thiago Romanelli Rodrigues, a formação da qual os soldados participaram foi singular. “Os senhores foram colocados à prova porque o povo gaúcho precisa, precisou e continua precisando do nosso trabalho. Isso é muito nobre, distinto e valoriza os desafios que foram colocados na vida de todos", enfatizou o Comandante durante a cerimônia militar alusiva ao compromisso à Bandeira Nacional e à conclusão do Curso de Formação, realizada na quarta-feira (12/06).
O Comandante da BACO ainda ressaltou que, nos últimos 40 dias, os recrutas puderam contribuir dando suporte e assistência ao povo gaúcho. “Quantos não perderam suas casas e estavam aqui trabalhando diariamente, carregando caixas de donativos, mantendo o terminal de passageiros organizado, ajudando nos refeitórios? Os senhores estavam ajudando a FAB a cumprir a sua missão síntese”, acrescentou.
Exemplo disso vem do Soldado Emerson Manoel Dutra Ancelmo. Afetado pelas enchentes, ele precisou permanecer por cerca de 24 horas sobre o telhado da própria casa, aguardando resgate, em Canoas (RS). Ao retornar à BACO, poucos dias depois, contou com a ajuda de instrutores e demais recrutas em formação, além de vivenciar inúmeras missões de apoio. “Eu pude fazer pelos outros o que fizeram por mim”, ressaltou.
Já o Soldado Claiton Gilberto Cunha Medeiros, também afetado pelas enchentes, conta que as experiências vividas ao longo das últimas semanas do curso de formação foram marcantes. “Aprendi muita coisa, trabalhei bastante em serviços que não cessavam. Nós nos dedicamos ao máximo para auxiliar quem tinha perdido tudo”, lembra.
O Comandante do Esquadrão de Formação de Soldados, Tenente de Infantaria André Baptista Angelim, explica que, ao longo das semanas marcadas pela emergência climática, os recrutas foram empregados em constantes ordens de missões, sendo que, diariamente, de 80% a 100% deles estavam envolvidos nestas atividades. As atuações foram pautadas pela descarga de donativos e apoio à Defesa Civil na montagem de kits e entrega de doações.
Assista aqui o vídeo da formatura.
Acesse a página especial e acompanhe toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul.
Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAER